La cuisine de Paulão – Berinjelas Recheadas com Sardinha

Publicado: 25/02/2015 por Paulo Medeiros em Receitas

Hoje postei no meu instagram essa foto de uma Berinjela Berinjela_sardinhaRecheada com sardinha e algumas pessoas gostaram e me pediram a receita.

Já que minha intenção de ressuscitar esse blog era contar coisas que eu gosto então bora contar a receita.

Essa é daquelas receitas que passaram de geração pra geração, minha avó passou pra minha mãe e esta pra mim. Originalmente ela era feita com Aliche, mas em tempos de crise a sardinha vai muito bem obrigado(não aconselho atum por que acho o sabor da sardinha mais adequado ao prato). Você vai precisar também de uma Forma Fulgor como essa:

Forma Fulgor Talvez seja possível fazer no forno com assadeira convencional, mas nunca tentei, então não saberia dizer o tempo de cozimento dessa forma, se alguém tentar e ficar bom,  por favor, me diga como fez que eu incremento o Post e deixo os créditos 😉

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 2 berinjelas grandes
  • 3 tomates
  • 1 Cebola
  • Azeitonas picadas
  • 1 Dente de alho
  • 3 Latas de sardinha

Modo de preparo:

Corte as berinjelas ao meio na horizontal formando como uma canoa que vai receber o recheio.
com uma faca faça pequenos cortes de comprido no interior da berinjela tomando o cuidado para não danificar a casca isso fará com que a berinjela tenha pequenos sulcos.
Com as mãos passe um pouco de sal no interior e na face da berinjela que recebera o recheio e deixe descansar enquanto preparamos o recheio.

Recheio:

O preparo do recheio não tem muito segredo é como preparar um vinagrete sem vinagre, corte a cebola os tomates em cubinhos, as azeitonas picadinhas, esprema um dente de alho . Adicione a sardinha amassando ela e misturando com os temperos( aqui pode ir sal, pimenta do reino, limão… dando um pouco do seu toque ao prato, só lembrando que a sardinha já é um pouco salgada e você já pós sal na berinjela).

Eu aprendi a retirar a escama e as entranhas da sardinha(espinhas e tal) antes de preparar, tem gente que prefere trabalhar com ela inteira, mas como você vai meio que triturar e amassar a sardinha misturando tudo no recheio acho que fica melhor sem estas coisas.

Com o recheio pronto voltamos as Berinjelas. Lave elas pra retirar o excesso de sal e dê umas espremidas para retirar um pouco do liquido delas, você vai notar que ela vai dar uma murchada.
depois disso coloque as em uma Forma Fulgor com as cascas voltadas para baixo.

Com uma colher vá colocando o recheio na berinjela preenchendo seus sulcos ate cobrir a berinjela e só ver o recheio sobre ela.

Tampe a forma e deixe em fogo baixo por aproximadamente  15 minutos, ela deve formar bastante água, com um garfo teste se a berinjela esta cozida, ela deve estar um pouco mole.
Deixe a forma com a tampa semi aberta, aumente o fogo e deixe secar (eu particularmente deixo ate começar a queimar um pouco a casca ai desligo)

A Receita rende quatro porções grandes, que vão muito bem acompanhadas com arroz branco.

 

Ps. Na próxima vez prometo tirar fotos do processo pra ilustrar melhor.

 

comentários
  1. Natália disse:

    Na verdade eu vou querer é provar, pq a cara está ótima!!! Vou esperar o cozinheiro me dar essa honra 🙂 Antes de tentar fazer por mim mesma. Beijos!

Deixe um comentário

